Lançámos uma importante nova etapa no desenvolvimento da nossa intervenção, iniciando uma colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, nos 25 anos da sua Rede Social.
Reconhecida como uma das redes sociais mais dinâmicas entre os municípios portugueses, Cascais desafiou-nos a pensarmos juntos como desenvolver uma estratégia de qualidade relacional para o território, capaz de incrementar o capital relacional.
Assim, estamos a trabalhar o conceito de "Cidade relacional", que foi a base desta jornada de co-construção, que se centra na criação e manutenção de relações sólidas, autênticas e duradouras entre pessoas e instituições que compõem uma dada comunidade. Busca fortalecer a coesão da comunidade, assegurando a sua resiliência e capacidade de adaptação ao longo do tempo.
As relações humanas (familiares, comunitárias, económicas e institucionais) são o principal motor do bem-estar, da sustentabilidade social e do desenvolvimento económico. Os grandes problemas urbanos — habitação, solidão, desigualdade, fragilidade económica — só se resolvem se colocarmos as relações humanas no centro do planeamento, da economia, da educação e da governação. Não se trata apenas de construir casas ou infraestruturas, mas de desenhar uma cidade onde seja mais fácil:
•viver em família,
•cuidar uns dos outros,
•pertencer,
•colaborar,
•e construir um futuro partilhado
Melhores relações, Melhor Cascais: mais um desafio no horizonte do Relational Lab!